Arquitetura de Soluções: 10 Linguagens de Programação utilizadas na área.
Conheça as 10 principais linguagens de programação, tecnologias e ferramentas que impulsionam o sucesso na carreira de um Arquiteto de Soluções.
Por: Lucas Fernando
Um arquiteto de soluções pode trabalhar com diversas linguagens de programação, dependendo das necessidades e requisitos do projeto. Aqui estão algumas das linguagens comuns utilizadas por arquitetos de soluções.
Objetivo: Versátil e utilizado em uma variedade de domínios, desde automação, análise de dados até desenvolvimento web. Pode ser escolhido para prototipagem rápida e integração de sistemas.
Objetivo: Embora não seja uma linguagem de programação tradicional, o SQL é essencial para interagir com bancos de dados e realizar consultas complexas.
Objetivo: Valorizado por sua eficiência e desempenho, o Go é escolhido em projetos que exigem alta performance, especialmente em sistemas distribuídos.
Objetivo: Executa na máquina virtual Java (JVM) e é escolhido por sua concisão e funcionalidades avançadas. Pode ser usado em aplicações escaláveis e em processamento de dados em larga escala.
A escolha da linguagem dependerá das necessidades específicas do projeto, requisitos de desempenho, ecossistema existente e preferências da equipe. Muitas vezes, os arquitetos de soluções possuem conhecimento em várias linguagens para adaptar-se aos diferentes contextos e requisitos dos projetos.