DevOps: 8 Linguagens de Programação que um Especialista da área deve dominar.
Conheça as 8 principais linguagens de programação, tecnologias e ferramentas que impulsionam o sucesso na carreira de um Especialista em DevOps.
Por: Lucas Fernando
Um profissional DevOps pode trabalhar com diversas linguagens de programação, dependendo das tarefas específicas relacionadas à automação, integração e implementação contínua. Aqui estão algumas das linguagens comuns em ambientes DevOps:
Scripting no ambiente Unix/Linux. Amplamente utilizado para automação de tarefas no terminal, criação de scripts de deploy, e execução de comandos do sistema.
Linguagem versátil e amplamente utilizada para automação. Pode ser usado para escrever scripts, ferramentas de automação, integração de sistemas e configuração de infraestrutura.
Usado em ferramentas de automação, como Chef e Puppet. O Ruby é conhecido por sua legibilidade e é frequentemente escolhido para tarefas de configuração e gerenciamento de servidores.
Usado em ferramentas como Jenkins para definir pipelines de integração contínua. Sua sintaxe é semelhante ao Java e é projetado para ser simples de aprender.
Embora não seja uma linguagem de programação tradicional, é amplamente usado em arquivos de configuração para descrever configurações de infraestrutura, pipelines de CI/CD e ambientes de implementação.
Principalmente usado em ambientes Windows, o PowerShell é uma linguagem de script e shell usada para automação e gerenciamento de configurações em sistemas Windows.
A escolha da linguagem depende das necessidades específicas do ambiente DevOps, das ferramentas utilizadas e da preferência da equipe. Muitas vezes, os profissionais DevOps utilizam uma combinação de linguagens para atender às demandas variadas de automação e orquestração.