Linguagens de programação comuns usadas por um Full-Stack Developer.
Conheça as 10 principais linguagens de programação, tecnologias e ferramentas que impulsionam o sucesso na carreira de um Desenvolvedor Full-Stack.
Por: Lucas Fernando
O Full-Stack Developer trabalha tanto no desenvolvimento do lado do cliente (front-end) quanto no lado do servidor (back-end). Aqui estão algumas das linguagens de programação comuns usadas por um Full-Stack Developer.
HTML (Hypertext Markup Language) é utilizado para estruturar o conteúdo da página web, enquanto CSS (Cascading Style Sheets) é usado para estilizar e formatar esse conteúdo.
Linguagem principal para programação do lado do cliente. É executada nos navegadores e permite a criação de interatividade, manipulação de DOM, requisições assíncronas e desenvolvimento de interfaces de usuário dinâmicas.
Estes são frameworks JavaScript comumente utilizados para o desenvolvimento de interfaces de usuário reativas e eficientes, simplificando o gerenciamento do estado da aplicação e a manipulação do DOM.
Permite a execução de JavaScript no lado do servidor. É frequentemente usado para construir aplicações escaláveis e eficientes, especialmente em tempo real.
Amplamente utilizado no desenvolvimento back-end devido à sua legibilidade, facilidade de aprendizado e vasto ecossistema. Frameworks como Django e Flask são populares.
Utilizado em ambientes corporativos, Java é conhecido por sua portabilidade e escalabilidade. Frameworks como Spring são comuns para desenvolvimento back-end.
Especializado em desenvolvimento web, PHP é amplamente utilizado para construir aplicações dinâmicas e interativas. Frameworks como Laravel são populares.
A escolha das linguagens depende do contexto do projeto, das preferências da equipe e dos requisitos específicos. Um Full-Stack Developer pode trabalhar com uma combinação dessas linguagens para fornecer uma solução completa e funcional.